Como escolher um domínio para o seu negócio?

Como escolher um domínio para o seu negócio?

Ainda existem muitos empresários que não percebem a importância que o domínio certo tem para o seu negócio, principalmente aqueles que têm poucos conhecimentos da Internet, olham para o domínio apenas e só como a ligação necessária para entrar no website do seu negócio, mas um domínio é muito mais do que isso. Na maior parte dos casos, a escolha certa do domínio para o seu projecto vai influenciar directamente a forma como os internautas vão visitar o seu site, não só no que diz respeito ao branding associado como também pela memorização que é cada vez mais importante para o marketing.

Se para alguns a escolha do seu domínio pode ser extremamente fácil, principalmente quando toda a estrutura da empresa é pensada no branding geral, pensando sempre no mundo online como um dos pontos fortes. Assim, geralmente as empresas escolhem o domínio de acordo com o nome e marca da própria empresa, porém nem sempre isso é possível e para isso é necessário um estudo prévio para analisar as possibilidades existentes.

Por um lado a escolha de domínios genéricos pode tornar-se muito vantajoso para o seu negócio, principalmente no que diz respeito aos motores de pesquisa, porém essa escolha tem outras desvantagens, como é o caso do afastamento directo com a marca em si. Assim, é importante que antes de avançar para a compra do seu domínio, analise muito bem todas as possibilidades que tem: domínios específicos, domínio de marca própria, domínios genéricos, as várias extensões existentes, etc.

Domínios que são marcas

Os domínios criados a pensar numa determinada marca própria, geralmente funcionam muito bem para a maioria dos negócios, criando um fluxo de tráfego orgânico vindo dos motores de busca bastante vantajoso e ainda todo o branding associado ao nome da marca em si, sendo fácil de “prever”, memorizável e focado no negócio em si.

Geralmente estes domínios são criados depois da marca estar instalada no mercado, no entanto pode acontecer que o domínio já esteja registado e aí as coisas complicam-se muito, levando muitas vezes as empresas a adquirir o domínio assim que a marca é idealizada, garantindo que é possível registar o mesmo e não ter problemas com possíveis concorrentes.

Existem ainda alguns empresários que aliam esta escolha específica a outra palavra genérica, fazendo com que se torne mais vantajoso para o negócio a nível de branding e estando já a pensar na optimização para os motores de busca. Por exemplo, se o seu negócio é na área das cigarrilhas, existem empresários que adquirem os domínios www.cigarrilhasnomedascigarrilhas.com pois apesar de ter a marca própria no domínio (o nome do restaurante), possui também uma palavra genérica que poderá funcionar muito bem nos motores de busca.

Porém, a escolha de um domínio de marca própria a nível de branding e associação ao negócio é muito mais vantajoso e indicado para a maioria dos negócios, embora demore muito mais tempo a vingar na internet e tenha mais custos associados ao marketing, do que a utilização de um domínio genérico.

Domínios genéricos

Geralmente a utilização deste tipo de domínios é mais vantajoso para quem visa aprofundar o seu sucesso nos motores de busca. Apesar de ser muito pouco popular a utilização de um domínio genérico para o website principal de um negócio, são muitos os empresários que adquirem os domínios genéricos para garantir uma excelente optimização de motores de busca, porém têm como principal domínio do seu negócio o domínio de marca própria, funcionando o genérico apenas com um redireccionamento, o que é um péssimo hábito.

Estes domínios são pensados nos internautas, isto é, geralmente estes domínios de uma forma directa anunciam rapidamente ao leitores e aos motores de busca, qual é o tema e assunto do seu negócio. Estudos recentes indicam que um internauta tem mais tendência a clicar num resultado de busca que tem como origem um domínio formado por uma palavra genérica. Porém, para alguns negócios este tipo de domínios podem ser extremamente complicados de conseguir cimentar os primeiros lugares nos motores de busca principais, principalmente pela questão da concorrência existente.

Estes tipos de domínios são muito valiosos e existem já alguns exemplos disso mesmo. Domínios como books.com, vodka.com, candy.com, diapers.com, entre outros, já foram transaccionados por milhões de dólares cada um, o que demonstra que os seus compradores, em alguns casos marcas com prestígio e empresas multinacionais, percebem a importância que um domínio genérico pode fazer pelo seu negócio.
Mais do que um simples redireccionamento, um domínio genérico deve ser desenvolvido porque esta atitude significará uma poupança significativa a longo prazo em marketing, bem como, aumentará a notoriedade da própria marca perante os seus clientes.

Qual a melhor extensão a escolher para o seu domínio

Tal como acontece com a escolha dos domínios para o seu negócio, a escolha da extensão do próprio domínio é igualmente importante, sendo muitas vezes uma das grandes preocupações dos empresários, principalmente pelo desconhecimento das características de cada uma delas.

A extensão mais procurada em todo o mundo é .com, logo esta é a extensão que mais atenção deverá ter para o seu negócio, por ser uma gTLD tem todas as vantagens associadas. Porém, para alguns negócios a compra de várias extensões é praticamente obrigatória, principalmente para evitar que concorrentes desleais possam estragar de alguma forma a sua presença online.

As extensões ccTLDs, apesar de toda a credibilidade que estas possuem, são extremamente mais caras que as gTLDs, com muito mais restrições que geralmente fazem com que o registo do domínio demore mais de 2 meses e nos dias de hoje com a mesma segurança e diferença que os gTLDs. Apesar de aconselharmos, sempre que possível, a aquisição de um ccTLD (Ex. .pt; .com.br; .co.ao; etc) para um negócio nacional, não é esse factor que faz com que o seu website seja visto com outros olhos pelos seus potenciais clientes.

Regras para escolher um domínio para o seu negócio

Assim, dado que já evidenciamos a informação mais importante para quem está a escolher um domínio para o seu negócio, vamos deixar aqui algumas das regras mais importantes para atingir o sucesso na sua escolha.

– Sempre que seja possível, escolha o domínio com o nome da sua marca, dando maior destaque ao seu branding e tornando-o bastante memorizável.
– Escolha sempre um domínio o mais curto possível, facilitando a memorização.
– Evite ao máximo escolher um domínio que seja homófono, isto é, que falado possa ser confundido com outra palavra.
– No caso de não escolher um domínio de marca própria, tente sempre associar de alguma forma o nome do seu negócio, personalizando o seu domínio genérico.
– A escolha da extensão a usar deve ser feita tendo em conta o tipo de negócio, no entanto deve ser sempre privilegiada a .com, mesmo que adquira outras extensões, aconselhamos que idealize o seu site na .com, para os motores de busca é muito mais “importante”.
– Evite ao máximo a escolha de domínios com hífen, os internautas não gostam e acabam mesmo por se esquecer e podendo muitas vezes ir parar a outro website de um concorrente, escolhendo-o a ele antes do seu negócio.
– Se escolher um domínio antes da própria marca do seu negócio, garanta que faz sempre a escolha acertada já que mais tarde será complicado de trocar de identidade.
– Sempre que esteja disponível, escolha um domínio genérico na área de negócio da sua empresa e desenvolva-o. Se não estiver disponível, aborde o titular do domínio a fim de saber se está disponível para venda ou aluguer.

Existem muito mais formas de escolher o domínio certo para o seu negócio, porém algumas delas são tão pormenorizadas e individuais que apenas cada um dos interessados deve analisar as mesmas para o seu próprio negócio. Se ainda assim tiver dúvidas de qual o melhor domínio para o seu negócio, pense como se fosse um potencial cliente e veja como seria mais confortável para si de se lembrar de um negócio ou de um website.

Os nossos leitores também viram:

One thought on “Como escolher um domínio para o seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.