Dominio de internet, comprar ou alugar?

A Internet está presente na maior parte dos negócios de hoje em dia, sejam eles de grande dimensão ou não, sendo que o principal objetivo é modernizar para tentar chegar a mais e diferentes pessoas que, com apenas um ponto de distribuição, consegue atingir qualquer parte do mundo.

A presença online pode ser feita de diversas formas, sendo que algumas delas não requerem um grande investimento, contudo o resultado final é igualmente baixo. Para as empresas que gostam de marcar a diferença, ter uma situação ativa no mercado e chegar a um grande número de possíveis clientes, a compra de um domínio premium é essencial.

O domínio deve ser muito bem pensado, já que é através desta “porta” que o cliente final irá chegar à empresa em questão, logo a escolha da ou das palavras certas para a criação desse segmento é essencial para atingir o seu objetivo final. São muitas as empresas ou os profissionais liberais que demoram semanas ou mesmo meses até conseguir encontrar o domínio certo para o seu negócio, principalmente porque dada a dimensão da Internet, não é possível existirem 2 domínios exactamente iguais, sendo que na maior parte das vezes aquele que se tornava o mais correcto para a empresa, já se encontra registado e não pode ser usado.

Para conseguir um domínio de sucesso existem várias dicas que pode seguir, porém é importante lembrar que para que um domínio cumpra com os seus principais objetivos é necessário que este seja: simples, direto, curto e memorável. Um bom teste é escolher alguns dos domínios que acha mais adequados para o seu negócio e conversar com amigos ou parceiros de negócio, assim conseguirá obter junto de um determinado público algumas reacções que vão mostrar se está ou não a fazer uma escolha acertada.

No entanto, dado que existe sempre a possibilidade de ter o domínio ideal para o seu negócio adquirido por outra pessoa ou empresa, nos últimos anos tem sido cada vez mais popular ver os interessados a alugarem esses mesmos domínios. Apesar de não ser a situação mais comum, já que existem riscos associados, principalmente quando a escolha da empresa é mal feita, é sempre uma excelente ideia para quem precisa de fazer testes, ou para quem precisa do domínio por um determinado tempo limitado.

Alugar domínios

Esta é uma opção mais barata para aqueles que precisam de um determinado domínio por um período de tempo limitado ou devido a um preço muito elevado para a compra desse domínio. Geralmente estas ocasiões surgem por motivos sazonais ou esporádicos, como a promoção de um novo negócio, um pedido de casamento ou namoro viral e online, uma festa que vai ocorrer apenas 1 vez, um festejo sazonal que está a ser testado pelo cliente para o seu negócio, etc. É ainda importante salientar que existem já muitos empreendedores que recorrem ao aluguer de domínios para domínios premiums e sempre com a possibilidade de compra no final do aluguer, tal como acontece em outros mercados.

Estes casos, apesar de terem os seus custos associados, tornam-se bastante mais baratos que a compra de um domínio que já se encontra na posse de outra pessoa, já que geralmente nesses casos o proprietário do domínio acaba por pedir um valor extremamente alto para a sua compra, enquanto que para o seu aluguer, o valor é ligeiramente mais baixo.

Assim, para conseguir alugar um domínio com todas as condições necessárias para o seu negócio e caminhando para o seu principal objetivo, é necessário seguir as seguintes indicações:

– Encontre o domínio que realmente lhe interessa;

– No caso deste já estar na posse de alguém, perceba junto do proprietário qual foi a utilização que este já teve;

– Faça uma proposta ao proprietário para a aquisição do domínio ou em caso de aluguer, do valor a pagar pelo tempo de utilização;

– Faça uma pesquisa nos motores de busca para ver até que ponto o domínio não tem registos que o possam vir a incomodar na sua acção;

– Depois de tudo acertado com o proprietário, proceda à elaboração escrita e assinada por ambas as partes, comprometendo os dois para que nada corra mal durante a utilização do domínio, ou utilize os emails trocados como base jurídica;

– Caso não se sinta à vontade com a empresa com a qual está a negociar um aluguer de um dominio, fale com empresas que oferecem serviços “Escrow”, como a Escrow.com; GoForThe.com; eCop.com e outras. Estas empresas já sabem o que você precisa.

– Faça o pagamento referente ao período de tempo de aluguer de forma mensal;

– Indique quais os DNS (Name servers) que o proprietário deverá indicar para o domínio de forma a o poder usar livremente;

– Coloque o seu website online e espere resultados;

– Caso pretenda, no fim do tempo estabelecido, contacte o proprietário e proponha a renovação do aluguer por outro período de tempo, ou adquira o dominio pelo preço estipulado no contrato (é recomendável que estabeleça logo um preço de opção de compra aquando da assinatura do contrato).

Afinal, é melhor comprar ou alugar domínios?

Cada uma das opções têm as suas vantagens e desvantagens. contudo, são muitos os profissionais que afirmam que o aluguer de domínios tem mais riscos que a compra, no entanto isto só acontece quando o aluguer é feito com uma empresa sem sem reputação e/ou que não pretende utilizar um serviço “Escrow” para fazer prevalecer o contrato de aluguer.

Os nossos leitores também viram:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.