O que é o flipping de domínios?

Os domínios, além de toda a importância que têm para o lançamento de um projecto online, têm ainda uma outra vertente que está a fazer um enorme sucesso junto dos profissionais da Web. A compra e venda de domínios, ou como é mais conhecido flipping de domínios, consiste num método de gerar dinheiro rápido que pode gerar diversos lucros, apesar de ser necessário alguns conhecimentos básicos e importantes.

O flipar domínios é um método bastante antigo, porém foram poucos aqueles que tentaram a sua sorte neste mercado, pois para conseguir gerar as receitas ideias é necessário muitos conhecimentos, muita visão e mais importante ainda, encontrar o local ideal para o fazer. Todos os anos são registados milhares de novos domínios, porém outros milhares são deixados de usar, por diversos motivos, o que implica que sejam conseguidos por outros clientes ou simplesmente vendidos para contemplar necessidades básicas e essenciais.

A compra e venda de domínios é um mercado bastante movimentado, com o mesmo domínio a percorrer diversas mãos durante uma década, embora aqueles domínios denominados de premium (ou seja, com boas keywords e numa temática interessante), sejam vendidos poucas vezes, principalmente pelo valor pedido pelos menos que pode muitas vezes chegar a atingir milhões de euros.

O que é Flipar domínios?

A ideia básica a ter em consideração é a compra e venda de domínios interessantes, ao contrário do que acontece com a compra e venda de domínios, neste caso o valor a cobrar é inteiramente e exclusivamente ligado ao tipo de domínio em si. Se na compra de um domínio o cliente tem que ter atenção com o conteúdo, o design, a optimização, os rendimentos, etc., no caso do mercado de domínios, apenas o historial do domínio, as keywords e o tempo do domínio interessam.

Dado o volume de domínios adquiridos nos últimos anos, acreditamos que este seja um mercado em crescimento, mas existe também um mercado negativo, já que muitos interessados em vender domínios acreditam exageradamente no valor do seu produto e acabam por estragar o mercado com propostas irreais.

Dicas para flipar domínios

Sendo este um mercado em ascensão, é de esperar que existam cada vez mais oportunidades e como é óbvio, interessados em ganhar dinheiro, mas para conseguir atingir o seu objectivo é importante seguir uma série de ideias básicas que vamos esclarecer aqui.

Cuidado com os riscos – são muitos os utilizadores que tentam entrar neste mercado internacional, comprando domínios sem pensar e julgando que vão conseguir vender no mercado nacional ou internacional a valores astronomicamente altos, mas é importante ter em conta o risco, pois podem não conseguir vender e terão o dinheiro investido sem qualquer retorno. Por isso, antes de comprar um domínio, faça uma pesquisa relevante antes e perceba se é ou não uma boa compra.

Compre apenas o que conhece – comprar domínios de forma deliberada pode ser um dos maiores erros que pode cometer. Por isso, aconselhamos a que compre apenas domínios relacionados com temáticas que conhece, encontrando pequenos micro-nichos e keywords que apenas conhecendo o tema é possível.

Cuidado com as extensões – muitos utilizadores pensam que a aquisição de um domínio é unicamente ligado às keywords do mesmo, mas o domínio é constituído também pela extensão escolhida. O ideal é seguir a ordem .com, .net, .org, isto é, dando prioridade sempre à extensão .com. Pode ser uma boa técnica, encontrar bons domínios .com já registados e tentar obter o mesmo domínio com outras extensões, sendo depois vendido ao mesmo utilizadore do .com. No entanto, é cada vez mais difícil conseguir obter lucro nesse negócio, já que os utilizadores usam as várias extensões dos domínios quando estão a projectar um grande website.

Historial do Domínio – comprar um domínio com historial pode ser uma fantástica opção, muitas vezes já tem pagerank, já foi usado em projectos de grande dimensão e podem trazer novos clientes para o seu negócio. Encontrar domínios expirados pode ser difícil, porém nos locais de compra e venda de domínios existem listas de domínios prestes a expirar que podem ser comprados facilmente.

Esteja sempre atento à actualidade – leia muito, seja online ou offline, conhecendo assim os nomes mais populares, as marcas e produtos mais em voga e mais importante ainda, as novidades da actualidade que estão a ser mais faladas. Mesmo que não seja no seu país ou na sua língua, quem sabe se não é o primeiro a registar um domínio que pode ser comprado por milhares de euros, meses mais tarde com a popularidade dessa palavra/assunto.

Venda directa – apesar de existirem portais dedicados ao flipping de domínios, a venda directa pode tornar-se muito mais rentável em algumas situações. Procurar pessoas ou empresas que possam estar interessadas no seu domínio pode ser uma fantástica opção para algumas vendas, use as palavras certas, descreva as vantagens e tenha um preço vantajoso, certamente que conseguirá um bom negócio e mais rápido.

Vantagens e Desvantagens de flipar domínios

Obviamente que sendo este um mercado em autêntica expansão, há sempre vantagens e desvantagens inerentes, ficando à responsabilidade de cada um analisar as mesmas e encontrar as melhores opções para o seu caso.

Para o lado dos vendedores, uma das grandes vantagens deste mercado é a possibilidade de conseguir ganhar imenso dinheiro com a venda de um único domínio, desde que este tenha as características ideias para um determinado cliente, este terá todo o gosto em pagar uma grande quantia para garantir que fica com o domínio desejado. No entanto, com a expansão e popularidade do mercado, existem cada vez mais utilizadores a tentarem a sua sorte e torna-se cada vez mais complicado de conseguir bons negócios.

Para os compradores, comprar um domínio ideal para o seu negócio é assim possível, mesmo com o pagamento de uma grande quantia, garante o sucesso do seu negócio a começar logo pelo domínio. Os preços pedidos pelos vendedores são a grande desvantagem do mercado actual, com alguns deles a sobrevalorizar os seus produtos na tentativa de obtenção de um grande lucro.

Onde flipar domínios?

Actualmente existem diversas opções para quem quer flipar domínios, desde os fóruns dedicados à Internet, onde entusiastas e profissionais da Internet se juntam para partilhar ideias, trocar comentários e comprar e vender diversos produtos e serviços.

Depois existem comunidades dedicadas essencialmente à compra e venda de domínios por parte de individuais, como é o caso da Sedo, Flippa, Moniker, entre outros menos populares.

Actualmente é ainda possível encontrar pequenas comunidades que têm o principal objectivo de fomentar este mercado, no entanto ainda não têm a dimensão ideal e não aconselhamos a sua utilização.

Os nossos leitores também viram:

One thought on “O que é o flipping de domínios?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *