O que é o FTP e para que serve?

Muito que se fala da Internet do ponto de vista do utilizador, contudo são poucos aqueles que sabem exactamente o que se passa no “backoffice”, ou seja, por detrás da imagem que esses mesmos utilizadores têm acesso. Um desses serviços é o FTP, essencial para a Internet e com uma funcionalidade muito importante na criação, desenvolvimento e manutenção dos websites hoje em dia.

O FTP traduz-se de uma forma muito simples, sendo que o seu principal objectivo é a transferência de arquivos para um servidor, transferência essa que é feita com toda a segurança necessária. Apesar de muitos utilizadores acreditarem que este serviço serve essencialmente para a criação e manutenção de websites, é importante lembrar que pode ser usado para muito mais do que isso, apesar de estar sempre associado a um servidor, poderá ter diversas utilidades que chegam a servir, pessoal e profissionalmente, muitas pessoas.

O que é FTP ?

A sigla FTP significa File Transfer Protocol, que em português significa Protocolo de Transferência de Arquivos. Sendo esta uma ferramenta usada em todo o mundo para a transferência de ficheiros, seja para a criação de um website, ou mesmo para entregar ficheiros a pessoas que estão a milhares de quilómetros em poucos minutos.

Este é o método mais usado para o “transporte” de todo o tipo de ficheiros na Internet, dada a sua rapidez e segurança, é usado por todo o tipo de utilizadores, seja para funções pessoais ou profissionais.

A transmissão em si é feita através do computador do utilizador para um espaço online pré-definido. O utilizador usa um cliente FTP (software específico) ou então o próprio explorador do Windows, já com o servidor FTP definido com as definições necessárias, de seguida selecciona os ficheiros a transferir e inicia o processo, este passo demora consoante o volume dos próprios ficheiros, no entanto a velocidade da Internet do utilizador é um factor que influencia. Posteriormente a ligação é terminada e os ficheiros ficam acessíveis através do servidor FTP em qualquer parte.

Para que serve o FTP ?

Como já foi referido em cima, esta é a forma mais rápida e segura de transferir ficheiros actualmente, sejam ficheiros pequenos ou de grande dimensão.

As transferências de ficheiros são usadas de diversas formas, a própria visita a um website é uma transferência de ficheiros, mesmo que temporários, o seu computador irá “receber” todas as imagens e sons que existam no website. Porém, para que isso seja possível, foi necessário que esses ficheiros fossem enviados para o website, através de um programa de FTP.

Assim, em termos resumidos, o FTP serve para enviar ficheiros para a criação e manutenção de websites, para permitir o acesso a ficheiros de grande dimensão (que de outra forma não seria possível) a outros utilizadores que se encontram a milhares de quilómetros de distância e até para criar “backups” dos seus próprios ficheiros.

Quando está a enviar um e-mail para um cliente ou familiar, sendo necessário adicionar um ficheiro para o envio, certamente que já teve o problema deste ser demasiado pesado e não ser permitido o envio. É para este tipo de situações que o FTP serve, sendo possível enviar o dito ficheiro para o seu servidor, podendo posteriormente enviar o “url” directo para o ficheiro no corpo do e-mail, permitindo assim que o receptor do mesmo faça o download directamente do servidor.

Como usar o FTP

Para utilizar o FTP é necessário saber o servidor para onde vai enviar os ficheiros, assim como o login e password do mesmo. Se está a utilizar o servidor do seu website, então o nome do seu servidor é o domínio ou IP que lhe foi dado pela empresa de alojamento, assim como o login e password que também deve ter recebido após o pagamento do serviço.

Existem diversos softwares nos vários sistemas operativos, uns gratuitos outros pagos, no entanto todos eles têm o principal objectivo de facilitar essa transferência de ficheiros. Se o seu sistema operativo é Windows, então não necessita de instalar nenhum software, já que o próprio explorador permite essa mesma ligação.

Relativamente aos softwares mais usados para o FTP, destacam-se o Filezilla, o SmartFTP e o CoreFTP, todos eles com um interface bastante simples de perceber, permitindo que os dados sejam armazenados posteriormente para novas transferências, garantem a realização de todas as tarefas que os utilizadores necessitem.

Cuidados básicos a ter com o FTP

Obviamente que para a utilização em pleno do FTP são necessários alguns cuidados básicos, principalmente se este for usado para fins comerciais ou profissionais, já que um pequeno erro poderá deixar os seus ficheiros à disposição de outras pessoas que podem não ter as melhores intenções.

Em primeiro lugar, logicamente, é não dar os dados de acesso a qualquer pessoa, já que com esses dados poderá entrar no servidor, apagando todos os ficheiros e depois perderá informação vital que tanto lhe era importante. Se tiver que dar acesso a uma outra pessoa à sua conta FTP, é possível criar um “novo utilizador” com menos poderes que o administrador, com credenciais distintas, permitindo assim que posteriormente esse utilizador seja apagado e nada se perde.

Por outro lado, a partilha individual de ficheiros pode tornar-se perigosa, nomeadamente em ficheiros de grande dimensão, já que um número elevado de downloads podem fazer com que o tráfego (bandwith) da sua conta de alojamento seja ultrapassado e ficará sem acesso ao servidor até tudo ser retomado.

Um último cuidado, um pouco mais “técnico” é referente novamente ao login e password, já que hoje em dia todo o cuidado é pouco, aconselhamos sempre que tenha os seus dados de acesso guardados num local fora do computador, estes devem ser sempre combinações de letras e números sem qualquer tipo de lógica (dificultando assim que sejam descobertos). Deixamos ainda a ideia que estes dados devem ser alterados pelo menos 2 vezes por ano, principalmente se o uso que der ao seu servidor for profissional, contendo informação vital para a sua vida pessoal e profissional.

Em suma, o FTP é um dos serviços mais importantes da Internet, apesar da sua utilização ser vital para vários utilizadores, é importante que tenha alguns cuidados básicos para garantir que tudo corre da melhor forma possível.

Os nossos leitores também viram:

2 thoughts on “O que é o FTP e para que serve?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *