O que é o “parking” de domínios?

Nos dias que correm é possível ganhar dinheiro com domínios de variadas formas, uma delas é o parking, algo extremamente popular e com cada vez mais adeptos, principalmente porque é uma técnica que não requer muitas horas de dedicação, conseguindo por vezes atingir as 50 vezes o rendimento necessário para renovar novamente o domínio.

Apesar de ser uma técnica muito usada, são poucos aqueles que sabem exactamente o que é, as suas vantagens, a melhor técnica para ganhar dinheiro, os cuidados a ter e até como conseguir chegar a resultados positivos. Por isso hoje vamos esclarecer aqui essas mesmas dúvidas e oferecer algumas dicas para conseguir chegar ao objectivo final: ganhar dinheiro com domínios parqueados.

O que é parking de domínios?

O termo parking é inglês e em termos práticos significa “parqueamento”, isto é, no caso dos domínios consiste na tentativa de rentabilização de um domínio através de tráfego directo, sem conteúdos relativos e apenas colocando anúncios relacionados.

Em termos práticos, parquear um domínio significa dar um uso rentável a um domínio que não esteja em uso, criando uma página cheia de anúncios contextualizados com o próprio domínio, fazendo com que os utilizadores encaminhem-se para outros domínios através do seu, gerando assim dinheiro para o administrador do domínio parqueado. Apesar de ser algo que os utilizadores não gostam, já que em termos práticos não lhe trás informação útil, é uma das poucas técnicas de domínios que ainda se torna rentável, sem qualquer tipo de trabalho ou investimento.

Existem ainda muitos administradores de domínios parqueados que mais tarde conseguem vender esse mesmo domínio a outro utilizador, por um valor muito superior, conseguindo assim exponenciar a sua rentabilização.

Vantagens de usar o parking de domínio

Ao utilizar o parqueamento de domínios, estará assim a tentar rentabilizar alguns dos seus domínios que estejam parados, obviamente que existem alguns utilizadores que compram domínios exactamente com esta intenção, porém nem sempre se torna vantajoso financeiramente, já que a rentabilização do parqueamento de domínios depende de três factores principais:

– o domínio em si;
– os anúncios escolhidos para o parqueamento do domínios;
– o tráfego que esse domínio recebe, já que quanto mais tráfego, mais dinheiro irá dar.

Assim, uma das vantagens de usar o parking de domínio é a possibilidade de rentabilização de um domínio que esteja parado, seja por falta de ideias de desenvolvimento ou por falta de tempo para tal.

Uma outra vantagem é a facilidade com que um domínio é colocado em parking, apesar de existirem técnicas mais complicadas, hoje em dia é possível colocar um domínio parqueado em apenas alguns minutos, sendo que o investimento temporal inicial não é muito, sendo posteriormente nulo e mesmo assim podendo gerar uma bom renda anual.

Os rendimentos, apesar de serem inconstantes e quase imprevisíveis, podem-se tornar excelentes quando os três factores principais se combinam na perfeição, existindo domínios parqueados a resultar em rendimentos anuais a ultrapassar os milhares.

Ganhar dinheiro com domínios parqueados

Para conseguir ganhar um bom dinheiro anual com os seus domínios parqueados é importante ter em atenção a alguns factores.

Inicialmente é necessário algum trabalho de pesquisa, não só para encontrar bons domínios registados a primeira vez, como ainda para estar atento a domínios que já tenham sido registados e tenham expirado. Pesquisando pelas palavras chave, encontrando boas combinações e bons domínios, rapidamente consegue colocar o mesmo a rentabilizar com pouco trabalho.

Em seguida, a escolha adequada do layout da própria página do domínio parqueado é um factor relevante para conseguir gerar uma boa renda anual, encontrando um aspecto gráfico da página (landing page) interessante mas ao mesmo tempo simples e sem complicações, pode ser o caminho certo para chegar ao objectivo final.
Obviamente que pode testar, conseguindo assim testar vários layouts e estruturas dos anúncios, vendo o que é mais rentável para o seu domínio.

Cuidados a ter no parking de domínios

Um dos principais cuidados a ter é na gestão dos seus próprios domínios, isto é, aconselhamos sempre que tenha os seus domínios geridos (seja através de um ficheiro Excel ou mesmo de um caderno de notas), registando a data de registo, a data da renovação, o local onde está registado e o seu rendimento anual (quando existente). Esta gestão fará com que se torne mais simples de saber no final do ano se deverá continuar com aquele parqueamento ou não, se não tiver qualquer lucro, então não existem vantagens, sendo melhor abandonar o domínio ou tentar vender o mesmo. A falta de gestão pode fazer com que perca um excelente domínio por falta de atenção.

Por outro lado, a escolha da empresa de parqueamento é igualmente importante, já que umas dão mais liberdade que outras, oferecendo a escolha das palavras chave para o cabeçalho, vários tipos de layouts (divididos por categorias e subcategorias), pagamentos bastante em conta e com um apoio ao cliente fantástico, enquanto outras acabam por se tornar desvantajosas para quem deseja tornar os seus domínios rentáveis, tal é a dificuldade de trabalhar com as mesmas.

Outro cuidado é relativo à escolha do domínio, apesar de ser cada vez mais comum a compra de domínios com palavras de marcas, produtos ou serviços, é importante ter em atenção para não ter problemas legais com alguma marca registada ou alguma patente de produto ou mesmo de palavra.

Onde parquear os domínios?

Hoje em dia existem várias empresas que prestam este serviços aos interessados, apesar de algumas delas terem melhores condições que outras. Assim, vamos deixar aqui aquelas que melhor reputação têm perante os utilizadores de todo o mundo.

Adsense – apesar deste ser um dos serviços mais populares em todo o mundo, anunciou recentemente que iria abandonar o serviço para domínios com forward, logo já não é uma opção, apesar de se esperar novidades neste campo por parte da Google. Por enquanto pode utilizar o adsense para domínios que tenham os seus nameservers (nomes de servidores) definidos.

SEDO – um dos maiores portais a oferecer este tipo de serviço online.

Namedrive – um dos mais populares junto dos utilizadores mais exigentes, com personalizações fantásticas e layouts variados para parquear os seus domínios.

adPark – uma ferramenta brasileira, extremamente fácil de usar e com condições bastante vantajosas.

Em termos práticos, o parking de domínio é extremamente vantajoso para quem quer tentar rentabilizar os seus domínios parados, fazendo alguns lucros anuais sem praticamente trabalho algum.

Os nossos leitores também viram:

One thought on “O que é o “parking” de domínios?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *