O que é o SEM

O que é o SEM

Já falamos aqui de SEO, onde enumeramos todas as características deste conjunto de ferramentas para conseguir colocar um website nos primeiros lugares dos resultados de uma pesquisa. Hoje é dia de falar de SEM, conhecido como Search Engine Marketing, isto é, um conjunto de técnicas de Marketing Online que tem como principal objectivo, em conjunto com o SEO, colocar um website nas páginas de resultados (denominadas de SERPs) de um motor de busca.

Os motores de busca são hoje em dia essenciais no dia-a-dia de grande parte das pessoas que usam a Internet, por isso surgir nos primeiros resultados para diversas palavras-chave é o desejo de todos aqueles que tenham um website informativo ou comercial na Internet. O SEM, serve essencialmente para conseguir dar uma maior visibilidade a cada website que se encontra online, garantindo assim que este surge nas primeiras páginas (preferencialmente deverá surgir na primeira página para que tenha o sucesso pretendido) para uma determinada pesquisa.

O que é Search Engine Marketing?

Também chamado de Marketing de Busca ou Pesquisa, pode ser dividido em duas áreas de actuação, sendo que a combinação ideal entre as duas será o resultado que todos os proprietários de websites procuram, encontrando o caminho ideal para chegar aos primeiros resultados dos motores de busca, são eles:

Links Patrocinados – denominados de anúncios pagos

SEO (Search Engine Optimization) – denominados de resultados orgânicos nos motores de busca, gratuitos

Links patrocinados – estes links podem ser adquiridos através do sistema da Google, o Adwords, destacando assim o seu website no topo dos resultados de pesquisa para determinados tipos de pesquisa. Nestes casos, a escolha certa do anúncio a colocar é que vai ditar o sucesso do mesmo, já que são cada vez menos as pessoas que clicam nas publicidades, apesar de ainda o fazerem, precisam de se destacar de todas as outras.

SEO – a optimização das palavras chave, do conteúdo do website, dos links internos, as redes sociais, organização e estrutura do website e ainda o factor usabilidade são extremamente importantes para conseguir atingir o objectivo final. Pode-se afirmar que o SEO é o factor mais importante do SEM, representando o factor mais evidente a longo prazo.

Dicas para um bom SEM

Para conseguir que as suas estratégias de SEM estejam a funcionar em pleno, vamos deixar aqui algumas dicas essenciais para garantir o sucesso das mesmas.

Universo das Palavras-Chave

Em primeiro lugar, conhecer e entender os desejos das pessoas dentro dos motores de busca é essencial para conseguir o sucesso. Isto é, existem milhões de palavras-chave possíveis, largas centenas possíveis para cada website, porém é a escolher acertada que pode ser o sucesso. Algumas palavras chave são muito mais importantes, tendo uma tendência de crescimento e concorrência baixa, aumentando assim a sua probabilidade de subir nas pesquisas gerais e surgir nos primeiros lugares.

Conteúdo de Qualidade

São muitas as pessoas que acreditam que a escolha das palavras-chave com um design atractivo são o suficiente para o sucesso de um website/blog, porém estão completamente enganados. O conteúdo de qualidade é extremamente importante, mesmo que este surja nas primeiras posições para uma determina pesquisa, se o conteúdo não for relevante e de qualidade, não irá cativar a atenção do cliente e este sairá do website em poucos segundos.

Para conseguir ter um bom conteúdo no seu website, aconselhamos que tenha:

– artigos relevantes na área de actuação do website em si;

– uma secção com perguntas frequentes e as respostas às mesmas;

– notícias que se enquadram na temática do website ou da sua empresa;

– comparativo de preços de produtos e serviços, caso se adapte ao seu modelo de website;

– todo o conteúdo deve ser escrito com uma linguagem simples, directa e sem qualquer tipo de erros ortográficos ou semânticos.

Redes Sociais

Nos dias de hoje, ter uma presença nas redes sociais é praticamente obrigatório. Não só porque as redes sociais fazem parte do dia-a-dia de maior parte dos utilizadores/clientes, levando muitos deles a recorrerem em primeira mão a estas em detrimento dos motores de busca, como também para garantir que os resultados nos motores de busca são também influenciados.

Optimização do Website

Como falado anteriormente, a Optimização para Motores de Busca (SEO) é extremamente importante no Marketing de Busca, por isso é essencial que tenho um website optimizado para garantir que tudo corre da forma desejada.

É importante que tenha as Meta Tags preenchidas (o título, descrição e keywords relativas ao website em si), tenha link internos que façam o cliente navegar pelo website, o caminho em que o cliente se encontra (indicando qual a secção do website onde ele está), as tags H1, H2, H3, etc. preenchidas, as palavras-chave com as densidades necessárias e ainda importante, url’s amigáveis, garantindo sempre que esse url já tenha alguma informação sobre o conteúdo que vai encontrar no website.

Links Pagos

A compra de anúncios, ou links pagos, é essencial para conseguir atingir o seu objectivo, porém para que esta compra seja um sucesso é importante ter cuidado com o tipo de anúncios que se coloca.

Em primeiro lugar, deve sempre perguntar-se “o que o cliente procura?”, “onde está o cliente?”, apenas com estas duas perguntas facilmente conseguirá restringir os seus anúncios a determinados possíveis clientes. Imagine que tem um anúncio de venda de computadores portáteis, porém apenas vende uma determinada marca, com determinadas características e numa determinada zona geográfica, é importante que todas essas condições estejam direccionando o anúncio para os possíveis clientes. Se o seu cliente ideal é de uma zona geográfica nacional, em nada lhe convém anunciar para possíveis clientes internacionais.

Conclusão

O SEM, Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas que tem como principal objectivo aumentar a possibilidade de encontrar público para o seu website. Sendo um trabalho a longo prazo, é possível que demore algum tempo a fazer efeito e a trazer novos clientes, porém quando este é feito da forma correcta, pode significar um sucesso a longo prazo que de outra forma seria impossível de conseguir.

Os nossos leitores também viram:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.