O que é um sub-domínio?

São poucas as pessoas que sabem o potencial que existe por trás de um sub-domínio, dando prioridade sempre a domínios, abdicam da utilização deste mesmo potencial para direccionar e organizar melhor a sua presença online. A presença online de uma empresa necessita de uma estratégia bastante bem definida para conseguir alcançar os seus objectivos, essa mesma estratégia passa muitas vezes por entender e dar atenção aos utilizadores, o que em termos práticos significa a utilização de variadas ferramentas e opções dos domínios, como é o caso dos sub-domínios.

Apesar de ainda existirem muitas dúvidas relativamente à utilização dos sub-domínios, são cada vez mais os utilizadores que assumem esta utilização como uma excelente vantagem de negócio, porém uma má utilização poderá vir a estragar todo o trabalho de optimização para os motores de busca ou denegrir a imagem geral do próprio domínio. Assim, a utilização de um sub-domínio requer algumas atenções específicas para que o objectivo desejado seja alcançado, não só para os utilizadores como também para os administradores dos websites.

O que é um sub-domínio?

Já introduzimos o assunto, mas em termos práticos ainda não esclarecemos o que é um sub-domínio e só após o fazer é possível aconselhar a sua utilização ou dar a conhecer as suas vantagens e desvantagens.

Em termos práticos, um sub-domínio é um recurso associado ao próprio domínio que permite criar vários endereços através de um domínio principal. Isto é, um sub-domínio permite aceder a variadas pastas dentro da pasta de raiz, em que a pasta de raiz é o domínio, é como se existissem várias ramificações derivadas de uma árvore, cada ramificação tem a sua própria utilização, aconselhando sempre que estejam todas elas ligadas.

Um exemplo disso é a utilização de um blog corporativo para uma empresa com presença online. O domínio adquirido pela empresa será nomedaempresa.com, ou seja irá utilizar o sub-domínio blog.nomedaempresa.com para instalar o script para o blog e tornar assim o seu blog independente mas ao mesmo tempo ligado ao domínio principal. A nível de pastas no seu alojamento, esta criação de um sub-domínio significa a criação de uma pasta nova com o nome blog que em termos práticos ficará junto das outras pastas do seu portal.

Diferença entre domínio e sub-domínio

Os domínios são criados a pensar na melhor opção para a empresa e para o negócio em questão, escolhendo o nome mais adequado para o mesmo, associado à melhor extensão disponível.

Em termos práticos, o domínio é formado pelo nomedaempresa e a extensão escolhida, sendo necessário para usar esse mesmo domínio o registo por um período de tempo numa empresa especializada neste serviço. A escolha da extensão a usar é da inteira responsabilidade do utilizador e estará sempre ligada exclusivamente ao domínio, podendo ser mais ou menos genéricas, dependendo da intenção do utilizador.

Os sub-domínios são um dos muitos recursos que os domínios permitem utilizar, fazendo uso do próprio domínio para criar novos endereços em forma de ramificações do domínio principal.

Geralmente estes sub-domínios são usados para diferenciar áreas diferentes dos websites (como o blog, o fórum, a área de clientes, etc.) ou mesmo para destacar as várias áreas em que a empresa trabalha, como por exemplo fotografia.nomedaempresa.com ou design.nomedaempresa.com, em que o fotografia e design são os sub-domínios agregados ao domínio principal nomedaempresa.com.

A grande diferença entre o domínio e o sub-domínio é relativamente aos motores de busca. Geralmente os resultados de uma pesquisa aparecem vários destinos, no entanto mesmo que existam mais que 1 ligação para o mesmo domínio, o máximo que surge no resultado das pesquisas são 2 em 10 resultados. Aí entram os sub-domínios e a forma como os motores de busca os encaram, já que são analisados como se fossem websites diferentes e por isso surgem muito mais rapidamente nas pesquisas, aumentando assim a probabilidade do seu website surgir em maior número nos resultados das pesquisas, desde que para isso use inteligentemente os sub-domínios.

Como criar um sub-domínio

Em primeiro lugar, para criar um sub-domínio é necessário que o seu alojamento o permita, já que alguns alojamentos mais limitados têm limites relativamente ao aparecimento de sub-domínios. Se no seu alojamento não existe essa opção, o melhor mesmo é mudar de alojamento ou questionar o gestor da mesma para ver se existe a possibilidade de criar 1 ou 2 sub-domínios sem um grande acréscimo de valor.

No caso de existir essa possibilidade, então os passos são extremamente simples:

– Aceder ao cPanel do seu domínio (geralmente pode ser acedido por www.domínio.com/cpanel)

– Aceder à secção Domínios e procurar a opção Subdomínios

– Escolher o próprio nome do subdomínio e confirmar onde diz “criar”

Para aceder aos ficheiros deste sub-domínio, deverá aceder à sua pasta public_html no alojamento do seu domínio e procurar uma pasta criada com o nome dado ao sub-domínio.

Vantagens e Desvantagens dos sub-domínios

Como seria de esperar, a utilização dos sub-domínios tem as suas vantagens e desvantagens, sendo da responsabilidade de cada utilizador escolher a sua utilização, de acordo com as suas necessidades e com os objectivos a que se propõe.

Vantagens

Como já foi referido, uma das grandes vantagens dos sub-domínios é relativamente aos motores de busca, permitindo que cada sub-domínio seja tratado como um website diferente, permite uma maior presença nos resultados das pesquisas.

A utilização de sub-domínios permite ainda poupar algum dinheiro, pois apesar de estar ligado ao domínio principal, é possível tirar partido dos sub-domínios para criar novos websites.

Os sub-domínios permitem ainda diferenciar, ao mesmo tempo que estão ligados com o domínio principal, as diversas áreas de um website (ideal para separar o website principal do blog e fórum de discussão), bastante apreciado pelos utilizadores mais exigentes que gostam de diferenciar os conteúdos mas ao mesmo tempo mantê-los ligados pelo domínio principal.

Desvantagens

Uma das grandes desvantagens dos sub-domínios é a penalização, isto é, no caso de um do seu domínio ser penalizado relativamente aos motores de busca, todos os sub-domínios são igualmente penalizados.

Por outro lado, apesar de um sub-domínio permitir dividir as várias áreas de um website, torna-se muito mais complicado de memorizar, tornando-se uma desvantagem.

A utilização de um sub-domínio não tem nada de errado para as estratégias a adoptar em qualquer website, porém é importante manter sempre a mesma linha de estratégia para definir, relativamente à gestão dos sub-domínios e dos sub-directórios, já que muitos trabalham de forma igual nos dois e torna-se desvantajoso para o seu projecto web, pois têm características extremamente diferentes.

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