O que são Domain Hacks

Encontrar um bom domínio para o seu projecto pode ser uma das tarefas mais complicadas para a maioria das pessoas, se por um lado é importante que o domínio seja memorável e pequeno, por outro lado a introdução de palavras-chave nos mesmos facilita todo o processo de SEO inerente.

Alguns projectos abdicam dos domínios tradicionais, com palavras chave na sua composição, criando um nome memorizável, curto e bastante fácil de trabalhar a nível de branding. Muitos desses domínios são palavras construídas exactamente para esse efeito, sem grandes significados e construídos a pensar na criação de campanhas de marketing virais que podem ficar no ouvido dos leitores por muito tempo.

Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar domínios interessantes ainda disponíveis, já que são cada vez mais os empresários que se dedicam à procura desses mesmos domínios para posterior venda a interessados internacionais. Por isso, encontrar um domínio interessante e ainda disponível é meio caminho andado para alcançar o tão desejado sucesso que um empreendedor deseja.

Desta forma, há cada vez mais pessoas a procurar domínios hacks, ou seja, possíveis soluções que combinando uma palavra com a sua extensão pode dar um significado interessante ao domínio e com isso contribuir para a memorização fácil do mesmo e para campanhas de marketing extremamente interessantes.

Domain Hack – O que é?

Os domain hacks estão a tornar-se cada vez mais populares, no entanto ainda existem muitas dúvidas relativamente ao que são, às suas vantagens e para que servem exactamente.

Um domain hack permite aos empreendedores a criação de campanhas extremamente virais e com significados bastante específicos. Este tipo de domínios combinam palavras significativas, com TLD’s e subdomínios que em conjunto formam uma expressão extremamente comum e com significados bastante simples que podem ser transformados em slogans, em títulos para websites e até em acções que os leitores vão aceitar muito facilmente.

Em termos práticos significa utilizar de forma inteligente uma palavra em conjunto com uma determinada extensão de domínios. Dado que a maioria dos domain hacks evidentes estão registados, é muita a procura por extensões de outros países em conjunto com palavras em outro idioma para criar expressões bastante interessantes.

Um exemplo inteligente disso é o vai.la ou pesquisa.la, dois websites portugueses que utilizam ccTLD para o Laos, para criar boas estruturas de domínios que vão cativar a atenção do leitor e fazer com que o mesmo se lembre dos urls durante muito tempo.

Vantagens dos domain hacks

Tal como referido anteriormente, a utilização deste tipo de domínios pode ter um sem número de vantagens para alguns projectos.

Uma dessas vantagens é o valor de marketing que possui, sendo uma ideia relativamente recente, ainda existem poucas pessoas a apostar neste tipo de domínios para os seus projectos. Isto porque acreditam que os domínios tradicionais, utilizando extensões mais comuns podem conseguir muito mais dos leitores do que tentando a sua sorte com domain hacks.
Por outro lado, quando um leitor se depara com um domínio como www.vai.la, rapidamente são induzidos para novos conceitos, para elevados níveis que posicionam o projecto e a empresa com uma visão do futuro muito mais interessante que aquelas que apresentam domínios tradicionais e extremamente convencionais.

Este tipo de domínios são bastante interessantes para a criação de publicidade impressa, já que no caso de uma boa escolha de TLD’s e subdomínios, poderá incorporar no seu domínio todas as informações que necessita. Um bom exemplo disso é a criação de uma empresa de aventuras radicais para os mais jovens, utilizando a palavra “turo” como principal, “us” como extensão e “adven” como subdomínio, ficará com o domínio adven.turo.us para criar campanhas extremamente interessantes e que vão ficar na memória dos mais jovens durante muito tempo.

Por outro lado, a optimização para motores de busca é também privilegiada, já que com este tipo de domínios o empresário evita o uso de domínios muito longos ou da utilização de hífen a separar as palavras. Obviamente que o conteúdo do website é que fará toda a diferença, porém a utilização de hífen e domínios muito longos poderá dificultar tudo no que diz respeito à optimização e memorização do mesmo.

Cuidados com os domain hacks

Depois de termos enumerado todas as vantagens de utilização deste tipo de domínios, é imprescindível alertar para os cuidados necessários a ter, principalmente porque no que diz respeito aos TLD’s a usar é necessário alguns cuidados importantes para evitar problemas futuros.

Alguns países possuem uma política de uso de extensões extremamente rígida, o que geralmente implica que as extensões sejam usadas unicamente pelos próprios residentes do país com a necessidade de comprovativo de morada, entre outros requisitos. Isto limitará muito a utilização de determinadas extensões por residentes em outros países, por isso é necessário que antes de comprar um domínio conheça todas as regras relativamente à utilização de uma extensão, senão no futuro terá problemas e poderá perder o dinheiro investido.

Ao comprar um domínio nestas condições, rapidamente poderá tornar-se desvantajoso para os negócios se não tiver o cuidado de verificar os requisitos para a extensão escolhida, já que o domínio pode ser cancelado, o seu website irá ficar offline e poderá perder os clientes que conseguiu através do mesmo, já que terá que procurar outro. Por isso é preferível analisar antes de comprar e fazê-lo apenas quando tiver todos os requisitos preenchidos.

Outra desvantagem associada aos domain hacks é o facto de o utilizador estar já habituado a aceder ao site no browser, utilizando para isso as extensões mais comuns. Neste aspecto, tanto é possível que o utilizador digite “exemp.lo”, ou por força do hábito digite “exemp.lo.com”. Ou simplesmente “exemplo.com”.
Este hábito provoca com que o domain hack faça fugir tráfego type in para um domínio da concorrência.

Conclusão

Os pensamentos fora-da-caixa, ou diferentes do que é tradicional, podem significar um sucesso elevado e exponencial. Por isso, com uma mente brilhante, um planeamento minucioso, alguma pesquisa envolvida e os cuidados necessários, a utilização de um domain hack para o seu negócio pode significar sucesso quase instantâneo e um crescimento exponencial em pouco tempo.

Se por um lado esta utilização ficará na memória de muitos possíveis clientes, por outro lado uma boa utilização pode ser muito vantajosa no que diz respeito á optimização para os motores de busca, já para não falar na facilidade que será a utilização de marketing viral e de campanhas offline.

Se vai lançar um negócio brevemente, pondere a aquisição de um domain hack para o mesmo, contudo faça uma longa pesquisa e estude bem a temática antes de avançar para a compra, evitando problemas no futuro.

Recomendamos também que tente adquirir a versão correcta da palavra na extensão .com e na extensão do seu próprio país (por exemplo .pt para Portugal ou .com.br para o Brasil).

Os nossos leitores também viram:

One thought on “O que são Domain Hacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *