Onde procurar por dominios expirados

Todos os domínios de internet têm uma data de expiração. É um dado adquirido que muitas pessoas desconhecem e que por vezes provoca dissabores. Imagine o que seria se um domínio pelo qual deu milhares de euros, onde gastou outros tantos para desenvolver, expirasse e fosse comprado por outra pessoa! Já aconteceu a várias pessoas porque pensaram que aquele email a avisar sobre a expiração do domínio era…spam.

Por esta e outras razões, é sempre bom estar atento aos emails do seu registrar, bem como, vale a pena estar atento às datas de expiração dos mesmos!
Outro facto que muitas pessoas também não sabem, é que os domínios expirados são um mercado à parte que rende milhões de euros aos registrars e outras empresas que se dedicam a este sector de negócios.
Algumas empresas dedicam-se intensivamente a fornecer listas de domínios expirados aos seus clientes, com dados aprofundados sobre o domínio, como por exemplo as visitas que geram no seu estado “expirado” ou quanto as suas keywords rendem no sistema PPC, entre outros factores importantes que levam a que alguns domínios sejam autenticamente leiloados aquando da sua expiração.

Muitos domainers conseguem compras fantásticas neste modelo de negócio, que depois desenvolvem flips muito bons, considerando que um domínio expirado custa bastante menos do que um domínio no sistema de vendas em aftermarket. Mas outras pessoas preferem fazer uma backorder porque pensam que ninguém vai querer o domínio e assim conseguem obter o registo do mesmo sem passar pelo leilão. Por vezes resulta…por vezes não. E muitas das vezes até pagam mais pela backorder do que uma licitação inicial. Tudo se prende com o número de interessados pelo domínio e até quanto estes estão dispostos a pagar no leilão.

Nessa medida, existem vários sites onde poderá procurar e licitar pelos seus domínios. Pessoalmente, não gosto de receber listas que por vezes são infindáveis de domínios que estão a expirar. Mas a realidade é que existem pessoas para este mercado. Estas listas podem ser pagas, como podem ser gratuitas, mas quem as faz normalmente tem um modelo de negócio em que ganha por ser afiliado do registrar onde o cliente vai depois licitar o domínio. É simples e eficaz, como também traz muitas visitas aos seus sites.
Mas fora estas listas que estão espalhadas pela internet, eu prefiro recorrer directamente a registrars, já que todos os dias expiram milhares de domínios. Atrevo-me a dizer que existe um domínio para cada um de nós, só recorrendo a este método.

Mas atenção, em muitos casos mesmo que tenha ganho o leilão, o anterior dono do dominio pode pagar pela sua renovação, pelo que a sua licitação fica sem efeito. Caso isso aconteça, é sinal que afinal aquele email não era spam!

Se estiver interessado em domínios expirados (é uma boa forma de começar um portfólio), pode visitar os seguintes sites:

Leilões na GoDaddy.com
Terá que selecionar o tipo de listagem para “expiring”. Tem várias opções para escolher por isso vale a pena explorar.

Leilões na DynaDot
A DynaDot tem menos domínios na sua lista de expirados, mas também vale a pena investir tempo a pesquisar.

Leilões na SnapNames
É um colosso do mercado de domínios expirados. É bastante difícil vencer um leilão neste site, mas a qualidade dos nomes que estão listados fazem com que valha a pena descobrir as suas listagens.
Existem mais pela internet, mas estes são, na minha opinião, os melhores locais para obter bons domínios a preços baixos.
Divirta-se!

Os nossos leitores também viram:

9 thoughts on “Onde procurar por dominios expirados

  1. Olá João Mesquita, gostaria de parabenizá-lo não somente pelo o artigo, mas por todo o blog com conteúdo excelente.
    Aproveitando, gostaria de tirar uma dúvida quanto aos domínios que estão a expirar:
    Existe alguma ferramenta que monitora domínios e avisa via email quando ele estará disponível para registro? caso exista, qual?

    A outra dúvida é: depois que um domínio expira, depois de quanto tempo ele estará disponível para registro novamente?

    Estou namorando um domínio expirado já fazem quase dois meses, mas ele nunca foi liberado para registro.

    Abraço!

    1. Klaylton, obrigado pelo reconhecimento. Respondendo às suas questões:

      – Existem várias ferramentas online para isso, mas as melhores são pagas. Basta pesquisar por expiring domains search tool e verá algumas, embora talvez a melhor, na minha opinião, seja a domaintools.com;

      – depende da extensão e do registrar. Tendo como exemplo a .com, os registrars têm um período de tempo chamado “Grace period” em que o titular pode renovar o dominio pelo preço normal. Depois deste tempo, existem registrars que têm outro período de tempo chamado “Redemption period” onde o titular pode renovar o dominio por um preço bastante superior. É neste período em que os leilões acontecem e caso o registrar tenha este mercado activo, será muito dificil obter o dominio porque o mesmo irá sempre passar pela fase de leilão.
      Para minimizar os riscos de perder o dominio, existe a opção de criar um backorder, que não é nada mais do que uma “reserva” para aquele dominio. Mas mesmo neste caso, nada lhe garante o dominio porque podem existir várias backorders criadas para o mesmo dominio e se o seu registrar não for ágil nesse aspecto, não o terá.

      Veja um exemplo, na GoDaddy o período de expiração de um dominio .com pode ir até aos 60+30 dias. Imagine que criou um backorder na GoDaddy para esse dominio, então o que acontece é que esse dinheiro será utilizado para criar a primeira licitação nesse dominio, dentro do período do leilão. Caso ninguém licite, o dominio é seu (excepto se o titular o renovar dentro do Redemption period). Mas caso exista outra licitação superior à sua, então você pode optar por licitar mais alto ou perder o dominio (embora não perca o dinheiro da backorder que pode utilizar para criar uma nova backorder num novo dominio, por exemplo).

      Resumindo, caso o dominio esteja num registrar que tenha um sistema de leilões de dominios expirados, é pouco provável que a backorder surja efeito. Caso o registrar não tenha este sistema de leilões, então a backorder é algo que vale a pena tentar.

      Novamente, estas regras mudam de registrar para registrar e de extensão para extensão.

      Espero ter ajudado. Abraço!

      1. Nossa! Quanto conhecimento sobre domínios hein. Muito obrigado pela explicação.
        Vvou optar usar o domaintools.com para me avisar quando o domínio estiver disponível para registro, pois não se trata de um domínio tão disputado assim. Tem poucas buscas e não tem links apontando para ele. Quero apenas para garantir, após a expiração do domínio, que outra pessoa não o registre e seja uma concorrência par a par, pois já tenho ele apenas na extensão .com.br. Quero garantir também que se alguém tente acessar meu blog pelo .com ele seja direcionado para .com.br.

        Ajudou muito.

        Continue com o excelente trabalho. Ah, vou ficar acompanho o blog agora!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *