Porquê escolher domínios genéricos?

Porquê escolher domínios genéricos?

A escolha acertada do domínio para a sua empresa ou negócio, é em muitos casos meio caminho para o sucesso, isto porque o seu domínio será reconhecido pelos seus clientes e parceiros como o seu “nome” na Internet. Apesar de poder usar um domínio especial para o seu negócio, será através deste que os seus clientes e parceiros vão chegar à sua página de negócios, logo uma má escolha poderá ficar na memória durante largos meses.

Já falámos anteriormente sobre algumas das melhores técnicas para conseguir encontrar o domínio perfeito para o seu negócio, porém nunca é demais aprofundar o assunto e centrar a sua atenção em assuntos mais pormenorizados, como é o caso dos domínios genéricos. No caso dos domínios, ao contrário do que acontece com os medicamentos, a utilização dos genéricos pode vir a ser extremamente vantajosa para o seu negócio, principalmente em determinados nichos onde é extremamente complicado encontrar domínios genéricos ainda disponíveis.

Assim sendo, aconselhamos, sempre que possível, a aquisição de um domínio genérico para o seu negócio, no entanto para que este seja benéfico no futuro é importante que esteja sempre em sintonia com nome, objectivos, negócios e produtos da empresa. Antes de avançar para a aquisição do domínio para o seu negócio, faça uma lista das palavras ou frases (desde que sejam compostas com uma média de 10 caracteres) que descrevam os itens em cima mencionados, depois deverá saber se todos eles estão disponíveis para compra (ou ponderar a hipótese de alugar o domínio, caso seja possível), e só depois de ter as opções disponíveis seleccionadas é que deve escolher a que melhor se enquadra.

Os domínios genéricos são cada vez menos disponíveis, porém a compra de domínios para negócios posteriores é igualmente crescente, por isso é também importante equacionar a hipótese de aluguer de domínio, principalmente em empresas que o façam legalmente e com extrema transparência para o lado do cliente.

Domínios Genéricos vs Domínios Específicos

Esta é uma decisão que deve ser muito bem pensada e que pode demorar algum tempo, pois cada uma das opções tem as suas vantagens e desvantagens e estas devem ser analisadas individualmente consoante o negócio ou projeto a que se vão referir.

Tudo deverá depender do tão falado nicho de negócio da empresa ou projeto em questão, assim como os objectivos relativos ao futuro e até a imagem de marca já existente. Assim, sempre que seja possível, aconselhamos sempre que escolha o domínio com o nome da empresa, isto é, usando o nome da empresa será muito mais simples para que os seus clientes identifiquem o seu lugar online. Ao criar uma forte presença online através de um domínio específico com o nome da sua própria marca, ou com o nome da empresa, irá aumentar exponencialmente a notoriedade e reconhecimento online da mesma e ajudará a memorização do endereço web por parte dos seus clientes e parceiros.

Por outro lado, um domínio mais genérico poderá ser muito mais vantajoso a nível de optimização para motores de busca, pois enquanto na utilização de um domínio específico a optimização é feita posteriormente, com um genérico a nível de optimização será muito mais simples, já que engloba automaticamente palavras semelhantes e que podem vir a trazer benefícios para o cliente.

De uma forma prática, utilizando o exemplo de um ginásio, usando o nome do negócio como domínio, surgirá nas pesquisas mais dificilmente, porém com o domínio genérico www.ginasio.com ou www.ginasionomedamepresa.com é mais fácil de memorizar e ao mesmo tempo surgirá mais rapidamente e com mais influência nas pesquisas. Bem como, será muito mais barato a longo prazo devido a uma redução significativa nos custos de marketing (adwords por exemplo).

O que são Domínios Genéricos

Em termos gerais, os domínios genéricos são apenas palavras ou combinação de 2 ou 3 palavras no máximo, sempre associadas a um produto, marca ou até negócio. Apesar de ser, tal como o nome indica, muito mais genérico a nível de pesquisa (já que não individualiza o nome da empresa) é muito mais vantajoso e dá maior credibilidade e reputação, pois são nomes de domínios muito disputados e apreciados que possuem um valor comercial extremamente alto.

Estes domínios genéricos garantem uma maior memorização por parte dos clientes e assim mais tráfego para o próprio website, podendo posteriormente ser traduzido em vendas de produtos ou serviços, consoante o seu negócio. Existem ainda empresas que compram um domínio genérico, nas variadas extensões existentes (garantindo assim a anulação de concorrência directa) e utilizando esse mesmo domínio para redireccionar o tráfego para o site oficial da empresa.

Resumo

Em suma, a aquisição de um domínio deverá ser uma etapa muito bem pensada, pois apesar de ser possível ser mudado sempre que seja necessário, é através do domínio que os seus clientes e parceiros vão reconhecer o seu local na Internet. Podem ser adquiridos todo o tipo de domínios, curtos ou extensos, porém aconselhamos sempre que a escolha seja a mais simples e direta possível. Aconselhamos ainda que, sempre que possível, a aquisição de domínios genéricos seja feita a nível de optimização para motores de busca, uma vez que é muito mais equilibrada, eficiente e mais barata a longo prazo. A escolha da extensão a usar é igualmente importante, no entanto sempre que possível aconselhamos que sejam adquiridas todas as extensões possíveis para evitar concorrência desleal com o mesmo domínio por parte de concorrentes de negócio.

Os nossos leitores também viram:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.