Sports.pt avaliado no DomainSherpa Portfolio Review – Nov 7, 2013

Para quem não sabe, o DomainSherpa Portfolio Review é um programa no site DomainSherpa.com que tem no seu painel alguns dos mais experientes domainers do mundo. Neste programa os domainers avaliam dominios submetidos por terceiros no que respeita ao valor, keywords, mercados, projectos possíveis e até as probabilidades de problemas com UDRP’s, que estes dominios submetidos possam ter.

Esta semana eu submeti o dominio Sports.pt para ter uma ideia da noção que as pessoas desta indústria têm da extensão .PT. Por essa razão não dei nenhuma pista do que seria um .pt, ou qual a ideia do registo. O dominio em si é claramente bom, mas a extensão é outra conversa. Depois de alguma frustração por pensar que o dominio já não seria avaliado, eis que o Mike Berkens fez referência ao mesmo e a partir daquele momento deu para perceber que o problema “lá fora” não é dizer que um dominio .pt é de Portugal, mas sim que ninguém associa .PT a Portugal.

Foi realmente extraordinário perceber que uma vez identificado o país de origem da extensão, a reacção passou de “Não é mau…mas isto é de onde?” para “…aaahhh então isso muda muita coisa e já passa a valer pelo menos 5 digitos.” As palavras não são minhas mas sim do painel que esta semana foi composto pelos domainers Adam Dicker, Mike Berkens e Page Howe, com o habitual Michael Cyger como apresentador.

Mas não ficou por aqui. O DomainSherpa também inclui uma avaliação de dominios que constam em listas de brokers ou de serviços dedicados a dominios a expirar. Esta semana a lista de dominios era da NameJet.com, um dos colossos desta indústria, e mais uma vez houve uma referência ao facto ser preferível ter o Sports Portugal (como lhe chamaram) a muitos dos dominios lá listados.

É óbvio que este tipo de avaliação não se aplica a todos os .pt’s, mas é bom saber que a percepção da marca “Portugal” faz aumentar o valor de um .pt. Falta agora o trabalho de criar esta ligação entre extensão e país. Temos todos a ganhar com isso, desde a própria DNS.pt, passando pelos registrars até nós domainers.

Caso pensem ter algo a dizer sobre este assunto, podem e devem deixar um  comentário no site DomainSherpa.com

Eu inseri o vídeo completo neste post, mas caso queira ver logo a avaliação ao dominio pode saltar para o minuto 45.

Os nossos leitores também viram:

  • Sem artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *